16 de abr de 2018

A Respiração do Mundo



"...Entre duas notas de música existe uma nota,
entre dois fatos existe um fato, 
entre dois grãos de areia, 
por mais juntos que estejam,
existe um intervalo de espaço,
existe um sentir que é entre o sentir
- nos interstícios da matéria primordial
está a linha de mistério e fogo
que é a respiração do mundo,
e a respiração contínua do mundo
é aquilo que ouvimos
e chamamos de silêncio."

Clarice Lispector



Ótima semana para todas!



11 de abr de 2018

Insônia...


Um dos desafios na menopausa é ter uma boa noite de sono. Eu que era a própria Bela Adormecida de repente  vi a noite passando, o dia raiando e nada de dormir!

Comecei a cuidar da higiene do sono, usar chás de ervas calmantes e fazer algumas práticas que  têm ajudado bastante. 

E uma gotinha de óleo de lavanda no peito dá um bem estar...relaxa...

Compartilho o passo a passo de uma vivência de Langhana, a primeira fase da cura na Medicina Ayurvédica. É ótima para aliviar o estresse e a insônia. Todo mundo termina esta sequência bocejando...
1 - Sente-se em uma cadeira de forma que seus pés fiquem bem apoiados no chão, com os  joelhos afastados (se precisar, sente-se na ponta da cadeira, longe do espaldar). Deixe suas mãos relaxadas  sobre os joelhos.

2 - Inspire profundamente à medida que abre os braços com os cotovelos flexionados, abrindo bem o peito, como se quisesse juntar as escápulas.

3 - Solte o ar pela boca lentamente à medida que vai flexionando seu corpo à frente, deixando-o  solto entre as pernas. Relaxe também  a língua e o  pescoço. Apóie suas mãos no chão ou nos pés ou vá até onde puder.

4 - Inspire lentamente e vá levantando devagar, desenrolando a coluna e abra os braços como no início.

5 - Solte o ar pela boca lentamente e repouse os braços nos joelhos, voltando à posição inicial.

6 - Repita esta sequência 5 vezes.  À medida que for se familiarizando com esta prática, pode aumentar até 8 vezes
     Algumas dicas de higiene do sono:
Tente seguir o ritmo da natureza, deitando-se cedo e levantando-se  ao amanhecer, mesmo nos finais de semana, para que o corpo encontre seu ritmo.

Tome sol todos os dias, pelo menos 20 minutos sem protetor solar (se for ficar mais tempo, aplique o protetor) mesmo que seja dentro de casa, próximo a uma janela ou varanda.

Ao anoitecer, evite luzes fortes, ilumine sua casa com abajur ou luzes suaves. O ciclo de sono e vigília é regulado por um hormônio chamado melatonina que está relacionado ao ciclo claro/escuro.

Tome um banho morno e mantenha a temperatura do quarto agradável.

Massagem nos pés ou escalda pés são excelentes para relaxar.

Não leve celular nem computador para o quarto. Para não cair na tentação, compre um pequeno despertador, assim não tem a desculpa de que usa o celular para acordar... 

Antes de dormir evite programas de TV e leituras muito estimulantes.

Tenha uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e grãos e não coma muito antes de dormir.

Evite bebidas alcoólicas ou outros estimulantes como cafeína presente no café, no chá mate, preto e verde, e também nas bebidas à base de cola. 

Tenha um bloco de papel e uma caneta na mesa de cabeceira para anotar alguma pendência ou preocupação que surja e deixe para resolver no dia seguinte.

Evite o sedentarismo, faça exercícios moderados regularmente (como caminhadas), mas não perto da hora de dormir, pois o estímulo pode tirar o sono.

Bons Sonhos!



2 de abr de 2018

O que te faz sentir viva?


     " Não se pergunte sobre o que o mundo precisa. 

Pergunte-se sobre o que te faz sentir-se viva, e vá fazer isso. 

Porque o que o mundo precisa é de pessoas que se sintam vivas."

 Howard Thurman
 escritor e teólogo americano
defensor dos direitos civis


Eu me sinto viva quando estou brincando no mar ou contemplando a natureza, quando danço e faço minhas artes. Também quando estou ensinando ou transmitindo algo bom aos outros. 

E você? O que te faz sentir-se viva?




29 de mar de 2018

Feliz Páscoa!!!



O ano está voando...já é Pascoa!

Tempo de renovar planos, atitudes, pensamentos, 
deixar ir o que não serve mais e abrir espaço para o novo.

Momento de colher o que estivemos semeando.

Você conhece a origem desta data?  

O que o mês de abril, a Deusa , ovos, coelhos e a ressurreição de Cristo têm em comum?

Clique aqui...

Que  possamos buscar a renovação externa e interna, que cultivemos nosso  jardim com esperança pela nova colheita e pelo desabrochar das flores da alma.

Feliz Páscoa!!



23 de mar de 2018

O Significado do Outono


Dia 20 de março, ocorreu o Equinócio de OutonoA palavra Equinócio vem do latim "aequus" (igual) e "nox" (noite). Portanto, é o dia em que o dia e a noite têm a mesma duração.

O Sol brilha diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério norte eo primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério sul.

Esta estação chega trazendo brisas frescas, diminuindo um pouco as altas temperaturas do verão. Também é a época da colheita, onde temos grande abundância de frutas e vegetais. Antigamente, eram cuidadosamente preparados em conservas e armazenados para que houvesse alimento suficiente para atravessar o inverno.


Muitas árvores começam a mudar suas cores e perdem suas folhas, mostrando que é necessário preparar-se para o recolhimento que virá na próxima estação. 

O colorido das árvores, a luminosidade mais suave, a temperatura amena, poder respirar um ar mais fresco e a abundância de frutos faz com que esta estação tenha uma beleza especial. Outono e Primavera são as minhas estações preferidas.


Nos círculos de mulheres, costuma-se reverenciar a Deusa Deméter (Deusa da Agricultura) e sua filha Perséfone

Perséfone passa uma temporada com seu marido Hades no reino dos mortos (outono e inverno) e outra temporada com sua mãe Deméter, que enfeita toda a Terra para sua chegada (primavera e verão). Esta foi uma maneira poética que os antigos gregos encontraram para explicar a alternância das estações.

O Outono é o momento em que Perséfone se despede de sua mãe e se prepara para voltar para o mundo subterrâneo.


Imagens Pinterest

No Hemisfério Norte, na entrada do outono celebra-se a festa do Deus  galês Mabon, o momento da colheita e armazenamento dos alimentos para o inverno, realizando-se um ritual que deu origem ao Dia de Ação de Graças (estas festas são realizadas em datas opostas em relação ao Brasil, devido à diferença do ciclo das estações nos hemisférios norte e sul. Agora, lá é o início da Primavera).

Se os dias forem mais frios e cinzentos, crie em seu lar um ambiente aconchegante, com objetos e flores coloridas para alegrar seus dias. Capriche também na alimentação, incluindo alimentos variados e deixando-a bem colorida.

O outono tem um órgão chave que merece cuidados: o Pulmão. Se quiser saber mais sobre os cuidados com a saúde nesta época do ano clique aqui.


O significado simbólico do outono 
é que este é um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza 
e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora. 
É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal. 
Inclua momentos de quietude e contemplação no seu dia a dia 
para poder apreciar a beleza e a plenitude desta estação.


Feliz Outono!